CATEGORIA : Educação e Cultura
PARCERIA COM A UFSCAR GARANTE MAIS UM ANO DO PROGRAMA FUTURO CIENTISTA PARA OS ALUNOS DE ANHEMBI E PIRAMBOIA

10/07/2017 às 08:11:00

Aconteceu na última segunda feira, 03, na escola Valentim do Amaral, em Anhembi, a abertura do Programa Futuro Cientista, junto aos alunos das escolas Professora Olinda de Fátima Casimiro Soares, Professora Dalva Calhim Abud e Governador Mário Covas, que foram selecionados a participar do programa.
A Diretora de Educação e Cultura, Alfaia de Lima esteve presente representando o Prefeito Miguel Machado. Alfaia enfatizou sobre a importância do Programa no município e garantiu que o Prefeito Miguel Machado deu total atenção ao Programa e fez questão de continuar o seu desenvolvimento nas escolas do município.

O Programa Futuro Cientista (PFC) é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, de amplo alcance e baixo custo, que visa "adotar cientificamente" o estudante de baixa renda de escola pública ou de unidade de acolhimento institucional (abrigos e antigos orfanatos), com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista, investindo em sua formação básica, o preparando para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos.

Encontrar futuros talentos para a ciência é o que move o PFC, que promove diversas atividades complementares ao ensino regular e acompanha de perto cada jovem em sua trajetória estudantil, promovendo a alfabetização científica. Participamdo programa alunos de escolas públicas e Organizações Não-Governamentais (ONGs) que estejam cursando do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Durante o ano, diversas ações são realizadas para a formação científica dos estudantes, como: Concurso de Redação, Maratona do Conhecimento e Concurso de Curtas-metragens. As escolas se transformam em espaços interativos por meio da criação de Clubes de Ciências, grupos de alunos para estudos, experimentos e realização de projetos científicos.

Há também dois eventos anuais, com participação obrigatória dos alunos conveniados: a Escola Preparatória para Futuros Cientistas, onde participam de palestras, oficinas, minicursos e desafios; e o Encontro Regional de Futuros Cientistas, ação no final do ano que funciona como uma Feira de Ciências, contando com apresentações e premiações dos projetos e concursos.