10 ABR 2019
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira, 10

Começa na próxima quarta-feira, 10 de abril, na ESF Morada do Sol (Estratégia Saúde da Família) e no Posto de Saúde de Piramboia, a campanha nacional de vacinação de prevenção da Gripe.

O primeiro grupo a ser vacinado será o das gestantes e de crianças de 05 meses aos seis anos de idade e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade.

O enfermeiro responsável pelo ESF, Mauro Souza Filho, explica a importância da prevenção. “É fundamental que todos os grupos participem da campanha para evitar a gripe, que é um vírus transmitido muito facilmente e que pode vir a acarretar problemas mais sérios especialmente em grupos de risco”, comentou.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A definição, segundo a pasta, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos.  A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

VINCULADOS À PÁGINA: