07 FEV 2020
Dia D da campanha de vacinação acontece neste sábado

Próximo sábado, dia 15, Anhembi realiza o Dia D da campanha de vacinação contra o Sarampo para pessoas de 5 a 19 anos de idade. Ao longo de todo o dia a campanha vai passar por três pontos de vacinação e ao longo da semana estará atendendo em todas as unidades.

À partir das 8h até às 16h a vacinação acontece no PSF Morada do Sol. Também à partir das 8h a vacinação estará na Subprefeitura de Piramboia até às 13h. Ainda no distrito, a vacinação segue das 14h às 16h no bairro Nossa Senhora das Graças, onde acontece o programa Prefeitura nos Bairros.

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa com a doença contaminar mais 18 indivíduos, e letalidade, principalmente em crianças. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar suas crianças para vacinar”, ressaltou a diretora de Saúde, Renata Albuquerque.

Em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e 1 em Pernambuco. Em relação aos casos, São Paulo também registrou o maior número de casos, 16.090 (88,4%) em 259 (49,2%) municípios, seguido dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará.

Atualmente, nove estados mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo, sendo que, em 2020, cinco estados já confirmaram casos: São Paulo (77 casos), Rio de Janeiro (73), Paraná (27), Santa Catarina (22) e Pernambuco (3). Não tendo ocorrido óbitos, até o momento. Os outros quatro estados (PA, AL, MG e RS) ainda não confirmaram casos em 2020, estando em monitoramento devido aos casos ocorridos em 2019.

Foto internet