13 ABR 2020
Anhembi realiza Live com Gil & Allan para comemorar 129 anos

Próxima quarta-feira, aniversário de 129 anos de emancipação política administrativa de Anhembi, a cidade realiza em seus canais no Youtube e Facebook uma live com uma das mais famosas duplas locais, Gil & Allan e convidados.

Diante da pandemia do Coronavírus, a população poderá assistir ao show dos cantores de sua casa ou celular. Ao longo do show, além da participação de outros artistas da cidade haverá também o sorteio de uma foto com o cantor Daniel no camarim. O cantor Daniel se apresentaria no próximo sábado dia 18 em comemoração ao aniversário do município, no entanto, por conta dos riscos do Coronavírus a apresentação foi adiada. Em breve a nova data será divulgada.

Mais cedo, no mesmo dia, o prefeito Miguel Machado realiza às 9h no Centro Cultural Mauro Conceição Cunha, sem a presença do público, um ato solene em comemoração ao aniversário. Para a celebração a admnistração escolheu o tema "Passos largos para o futuro", sintetizando o atual momento de grandes conquistas e inauguração que o município vive.

História

Cortado pelo rio Tietê, de onde derivou o nome, Anhembi conta hoje com aproximadamente 6.500 habitantes. Com uma grande área territorial (736,463km²),o município faz divisa com os municípios de BotucatuConchasPiracicabaBofeteSão Pedro e Santa Maria da Serra. Foi fundada em 15 de abril de 1891, portanto, há 129 anos.

O rio ao seu redor lhe proporciona um espetáculo de belas paisagens. Os indígenas davam, ao rio Tietê, a denominação de "Anyemby" que, em português, significa rio dos Anhambus (ave abundante na região em épocas passadas). Anhembi foi inclusive o primeiro nome do rio dos paulistas que possui mais de mil quilômetros de extensão cortando todo o Estado.

Anhembi possui também uma das mais tradicionais festas do calendário estadual, a ‘Festa do Divino Espírito Santo’, celebrada há mais de 150 anos por seus moradores e que é a principal data turística do município trazendo ao local cerca de 50 mil turistas nos dias de festa. Em 2019, a cidade concorreu entre as principais no Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria 'Turismo Religioso', além de ser classificada como MIT (Município de Interesse Turístico).

Possui ainda o distrito de Piramboia, que já pertenceu ao município de Bofete, já foi município e desde 1948 voltou a ser distrito de Anhembi e por onde passava a Estrada de Ferro Sorocabana.