10 FEV 2017
MAIS DE 40 CONVÊNIOS COM ADVERSIDADES NA PREFEITURA DE ANHEMBI

Desde o dia que a nova administração assumiu a gestão da prefeitura de Anhembi no dia 02 de Janeiro, muitas surpresas estão surgindo. Cada dia que passa descobre-se uma dificuldade nova, e isso está sendo comum em todos os departamentos. O primeiro mês de trabalho dos diretores resumiu-se em abrir o baú e tentar encontrar informações necessárias para se iniciar o trabalho de fato.

Dentre tantas heranças deixadas pelas antigas administrações, ressalta-se o fato de mais 40 convênios nas mais diversas situações. Muitos convênios já foram liberados para o município, alguns até o recurso já está na conta da Prefeitura, porém não podem ser executados por apresentarem erros e falta de informações.

Todo convênio tem um prazo para ser executado e consequentemente prestado contas. Caso isso não aconteça, o recurso deve ser devolvido corrigido.
Em alguns casos específicos, como por exemplo: REFORMA E ADEQUAÇÃO DO CENTRO COMUNITÁRIO DE ANHEMBI: O Convênio encontra-se em execução, houve rescisão unilateral do contrato por abandono da Empresa Negrão e Negrão Construtora LTDA e a obra encontra-se com 58,79% executados. Conforme documento disponível no SICONV foi solicitado à prorrogação do convênio e foi aprovada.  Como houve solicitação de adequações no projeto que foi encaminhada em abril e maio de 2016, há uma demora de análise técnica pelo Ministério e somente após a aprovação é que será efetuada a liberação da 2ª parcela dos recursos e as obras serão assim retomadas.

Hoje a obra se encontra paralisada aguardando aprovação do projeto reformulado e liberação dos recursos”. Afirma o Chefe de Convênios, José Roberto. “Não encontramos nenhum parecer de análise dos projetos, portanto estamos em contato direto com o ministério para obter maiores informações. O projeto não possui instalações necessárias para atender a legislação do corpo de bombeiro. Assim, será necessária a inclusão desses serviços no projeto“. Finaliza a Engenheira Bruna Rosato.

Outro exemplo é PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DO PROLONGAMENTO DA RUA MARECHAL DEODORO DA FONSECA TRECHO: Este convênio está aguardando adequação do projeto, pois não foi previsto no projeto inicial a necessidade de drenagem, a CEF solicitou inclusão da drenagem na planilha e reformulação do projeto para dar continuidade nas liberações e prosseguir com a execução da obra.”

Em outras palavras, podemos dizer resumidamente para entendimento comum, que boa parte dos projetos apresentados contém irregularidades e divergências, ou seja, o projeto inicial é diferente do que está sendo executado.

A nova equipe de Projetos e Convênios tem trabalhado incansavelmente, dando atenção especial para a regularização desses convênios, para que não seja necessário o reembolso do recurso e, mais que isso, para que os projetos e obras tenham continuidade e possam ser finalizados, podendo de fato estarem disponíveis a população.