16/05/2017 às 13:35:00
ACONTECE EM ANHEMBI REUNIÃO SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS NA MATA DO BARREIRO RICO

Na tarde do dia 09 de maio, na Câmara Municipal de Anhembi, representantes de entidades estaduais e iniciativa privada se reuniram para discutir ações para a prevenção de incêndios e traçar uma estratégia para combater possíveis incêndios.

A Estação Ecológica do Barreiro Rico é uma importante unidade de conservação inserida no município de Anhembi com valioso remanescente de Mata Atlântica e também refúgio de uma rica fauna, contando com 5 espécies de primatas, sendo um deles o famoso muriqui, 198 espécies de aves e uma grande diversidade de mamíferos. A estação corresponde a uma área de 292 ha, que compõe um mosaico de fragmentos totalizando uma área de 1451 ha.

A iniciativa da reunião partiu de uma parceria entre a Casa de Agricultura de Anhembi e a Fundação Florestal (entidade responsável pela unidade de conservação Barreiro Rico). A reunião contou com a participação de integrantes do DER (departamento de estradas e rodagem), CETESB (companhia ambiental do Estado de São Paulo), Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, CATI Botucatu, Elektro, Grupo Raízen, Usina São Manuel, CFA (coordenadoria de fiscalização ambiental) além de alguns produtores rurais e também o Sr. Carlos Leôncio da Fazenda Bacury, um dos grandes incentivadores na conservação dos fragmentos florestais do local.

A reunião priorizou definir trechos críticos tanto na prevenção como no combate á incêndios. Também foram definidos as principais metas a serem seguidas e os agentes responsáveis por cada etapa. “A primeira e principal ação será a roçada do entorno dos fragmentos que hoje, pelo efeito borda, é povoada pelo capim colonião, que na época da estiagem torna-se um material de fácil combustão. Além disso, foi focado a questão de aceiros no entorno de culturas, como a cana de açúcar e das principais rodovias, no caso Rodovia SP-147 e Rodovia SP-191”, finalizou o Engenheiro Agrônomo Afonso Domingues.

Galeria de Vídeos:   Ver mais
Publicado: 12 de MAIO de 2017
4 MESES DE GOVERNO

Já se passaram 4 meses do novo governo. Vale a pena olhar para trás, rever, relembrar e salientar as tantas coisas boas que já foram feitas.

É pra frente que se anda, mas o que já foi feito nos motiva e direciona a caminhada para o caminho certo!