EnfeiteINFORMATIVOS
Receba os Informativos da Prefeitura
de Anhembi em seu e-mail. Cadastre-se!
IPCA 2017 - 2,70%
IPCA - 2016 - 7,87%

04/01/2018 às 08:19:00
› PARCERIA GARANTE AÇÕES NO MEIO AMBIENTE DE ANHEMBI
› Local: Anhembi

Desde o início do ano, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando frequentes reuniões com professores e alunos da UNESP de Botucatu, a fim de firmar uma parceria focada em desenvolver projetos no setor ambiental, mais especificamente no Parque Municipal de Anhembi (em frente ao parque ecológico).

Na segunda feira, 18, o Prefeito Miguel Machado recebeu no gabinete a Bruna Ferregutti   e a Suzane Pina, graduandas da Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP - Campus Botucatu, representantes da Empresa CONFLOR JR.

Na ocasião, assinaram um convênio para o exercício de 2018. A parceria tem como objetivo principal a Regeneração do Parque Municipal de Anhembi, já instituído por lei como uma unidade de conservação ambiental.

A CONFLOR JR. é uma empresa Júnior que atua no mercado florestal e agrícola desde 2004 e é formada por alunos do curso de graduação de Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP, para execução das atividades, a CONFLOR JR. dispõe da ajuda e do respaldo técnico de professores conceituados da graduação e pós – graduação e de toda a infraestrutura e equipamentos da Universidade.

O Parque Natural de Anhembi está inserido na zona urbana do município de Anhembi, ao lado do Rio Tietê. O presente projeto de reflorestamento tem como objetivo atender a repactuação dos TCRAs firmados junto a CETESB – Agência de Botucatu, através da regeneração da vegetação nativa e plantio de mudas nativas para enriquecimento, na área do Parque Natural Municipal de Anhembi, às margens do Rio Tietê. O presente projeto de reflorestamento tem como objetivo atender a repactuação dos TCRAs firmados junto a CETESB – Agência de Botucatu, através da regeneração da vegetação nativa e plantio de mudas nativas para enriquecimento, na área do Parque Natural Municipal de Anhembi.

A parceria da Prefeitura Municipal de Anhembi e a CONFLOR JR. – Consultoria Florestal – FCA – UNESP será de ajudar a recuperar áreas descritas como “Área em Regeneração”, com 1,75 ha, e "Banco de Mudas", com 0,94 ha,  será realizada com a regeneração da vegetação nativa juntamente com o plantio de enriquecimento, seguindo as diretrizes da Resolução SMA 32/2014 e Portaria CBRN 01/2015.

- Os fragmentos florestais nos estágio inicial e médio de regeneração, serão apenas monitorados.

- A “Área em Regeneração” e "Banco de Mudas" (vegetação em estágio pioneiro de regeneração) serão divididos em 20 faixas, sendo que cada faixa será referente a um ano do projeto, que será finalizado, portanto, em 20 anos.

- As faixas serão divididas em áreas iguais de 1.345 m² e separadas por cerca de identificação

- Serão realizados 6 pontos de amostragem , com 100 m² cada (25x 4m) no terceiro, quinto, décimo, décimo quinto e vigésimo ano do projeto.

- Na parcela de cada ano será realizado:

• Controle de gramíneas exóticas, através de roçada .
  • Plantio de enriquecimento de 150 mudas de espécies arbóreas nativas, de no mínimo 0,8 m de altura, com as espécies indicadas na Resolução SMA 32/2014.
  • Controle de formigas cortadeiras com iscas granulares
  • Tutoramento

- Nas parcelas dos anos anteriores serão realizados os seguintes tratos culturais:

• Coroamento
  • Adubação
  • Replantio das mudas mortas
  • Controle de formiga.

LOCALIZAÇÃO:
Icone prefeitura@anhembi.sp.gov.br
Praça: Prefeito Ismael Morato do Amaral, n° 67,
CEP: 18620-000 | Centro - Anhembi / SP
Central de Atendimento: