20/08/2019 às 13:29:00
Obras na SP-147 estão em fase de drenagem

Quem passa pela SP-147 ainda não percebe um grande volume de obras, no entanto, elas estão a todo vapor em uma etapa importante para a qualidade e a durabilidade da pista: a drenagem. Na última sexta-feira, 16, o prefeito Miguel Machado junto ao vereador Rodrigo Pomba acompanhou as obras que avançam 150 metros por dia em pontos estratégicos da rodovia.

O dreno é elemento fundamental para garantir a vida útil de um pavimento. Quando uma concessionária ganha a concessão de uma nova rodovia, uma das primeiras obras realizadas envolvem a colocação de drenos na pista. O trabalho dos operários tem sido no sentido de canalizar a água para que ela escoe de forma adequada. Nos acostamentos é feito um canal de cerca de 1 metro e meio que é coberto de brita até metade e depois envolto em uma manta, que tem a função de filtro, o que garante o dreno perfeito.

“A Nova SP-147 será a porta de entrada para o desenvolvimento de nossa cidade. O fluxo de veículos que trafega pela rodovia já é muito alto, até porque liga dois grande municípios como Piracicaba e Botucatu. Assim que estiver pronta nossa expectativa é que esse número triplique, trazendo turismo, emprego e renda pra cá”, comentou Miguel.

Estudos recentes mostraram ainda que as condições atuais da pista são mais complexas do que as previstas no projeto de recuperação realizado em 2012 quando houve a primeira tentativa de se recuperar a rodovia anunciada na época pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

A intervenção, do Km-211, ao Km-235 deve custar em torno de R$45 milhões e ser a maior obra da administração do prefeito Miguel Machado.