12 DEZ 2018
EDUCAÇÃO E CULTURA
Escolas promovem Feira de Ciência no projeto Futuro Cientista

Engenhocas, experimentos e todo tipo de invenção fizeram parte da Feira de Ciências promovida pelos alunos do 6º ao 9º ano das escolas EMEF Gov. Mário Covas, EMEF Olinda de Fátima Casimiro Soares e EMEF Dalva Calhim Abud, de Pirambóia, na última segunda-feira, 07, que faz parte do Programa Futuro Cientista.

O professor da UFSCAR (Sorocaba), Paulo de Lima Leite avaliou os projetos elaborados pelos alunos à partir das aulas de ciências. Cada grupo misto criou e apresentou uma invenção inspiradas nos aprendizados. O objetivo é encontrar novos talentos na área.

Em Anhembi. o programa existe há quatro anos e acompanha cerca de 10 alunos que já passaram nas etapas anteriores. Eles avaliam o desempenho, a assiduidade, o comportamento e as condições sociais de cada um. A professora Rosemary Jacintho foi a supervisora dos alunos.

Entre os trabalhos havia criações interessantes, como por exemplo, uma ‘mão biônica’, uma espécie de guindaste movida por seringas cheias d’água. Outra delas era um jogo, chamado de ‘PacMan’ pelos mais velhos, onde era precisa encaixar a bolinha em um campo de obstáculos movida pela hidráulica. Havia ainda um foguete, cuja impulsão era feita da mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, entre outras invenções. Ou seja, muita criatividade analisada cuidadosamente pelo professor.

Fábio, que é professor de Física diz que o programa salva vidas “Eu fui salvo pela física, então vejo o Futuro Cientista como um programa social, que tira as crianças da marginalidade e proporciona um futuro com mais oportunidades”, comenta. A diretora de Educação, Alfaia de Lima, acompanhou a visita de Fábio.

O Programa

O Futuro Cientista é uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, de amplo alcance e baixo custo, que visa "adotar cientificamente" o estudante de baixa renda de escola pública ou de unidade de acolhimento institucional (abrigos e antigos orfanatos), com perfil e potencial para empreender e se tornar um cientista, investindo em sua formação básica, o preparando para superar as dificuldades e alcançar seus objetivos

VINCULADOS À PÁGINA:
Educação e Cultura