09 MAI 2023
PROCON MUNICIPAL REALIZA MAIS DE 50 PROCESSOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
A Prefeitura de Anhembi, desde 2020 possui um convênio com o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e o órgão dispõe de um colaborador que atua na fiscalização do comércio local e também no atendimento aos consumidores, diretamente da sede da Prefeitura.

Os atendimentos mais comuns estão relacionados a empréstimos, seguros, compras de produtos e serviços essenciais (água e energia). Os consumidores procuram pelo órgão para buscar orientação ou fazer reclamação e denúncia de irregularidades, como também o desbloqueio da Nota Fiscal Paulista. A partir daí um processo (CIP) pode ser aberto buscando atender e solucionar o problema do consumidor.

No primeiro trimestre deste ano o PROCON municipal já realizou mais de 50 atendimentos, entre eles os mais frequentes são referentes a serviços financeiros (seguros e empréstimos consignados). Além disso, demandas como serviços de saúde (planos médicos e odontológicos), serviços essenciais (energia e água) e compras online também foram notificados pelo PROCON.

Segundo a Diretora do PROCON, Ingrid Mendes, os atendimentos vêm aumentando gradativamente desde a inauguração do órgão no município. “ Inauguramos em março de 2020 e de lá para cá o número de atendimentos só vem aumentando. Isso mostra que o consumidor está mais consciente e tem de modo mais facilitado a busca pelos seus direitos”.

Em 2020 (março a dezembro) foram realizados 97 atendimentos, mesmo em meio a Pandemia da COVID 19, já em 2021 (janeiro a dezembro) alcançou a marca de 142 e em 2022 (janeiro a dezembro) esse número subiu para 152. A pretensão é que neste ano o número seja ainda maior.

Os consumidores que desejarem obter mais informações, fazer denuncias ou reclamações junto ao PROCON podem procurar pelo órgão na sede da Prefeitura de Anhembi situado na Praça Prefeito Ismael Morato do Amaral, 67, Centro, ou também entrar em contato pelo telefone (14) 3884-9020 ramal 120.

Fonte: PROCON
Autor: GABRIEL CAMPOS