Ir para o conteúdo
Ir para conteúdo do site

Ir para o conteúdo

Prefeitura de Anhembi
Acompanhe-nos:
Facebook
Turismo

Festa do Divino de Anhembi
A Festa do Divino Espírito Santo de Anhembi é o maior evento turístico religioso da cidade contando anualmente com cerca de 50 mil pessoas que lotam as ruas da cidade em um ato de fé e devoção ao Espírito Santo. Desde a década de 80 compõe o calendário de eventos do Estado de São Paulo.

Realizada há mais de 150 anos, a Irmandade do Divino refaz todos os anos a penitência de viajar de casa em casa levando a bandeira do Divino e cantando músicas tradicionais. As rotinas da peregrinação são mantidas desde os primórdios desta manifestação cultural, onde a Irmandade do Divino viaja durante 9 dias e pernoitam nas casas que os acolhem, chamada de pousos do divino.

Como no início foram usados barcos para atravessar o Rio Tietê, hoje se mantém a tradição de usar dois batelões para as viagens nos pousos. Neste ano, cerca de 150 pessoas embarcaram na missão de fé no último dia 5 de maio para visitar mais de 18 famílias. Rezando, cantando e pedindo que o Divino Espírito Santo abençoe a todos. O grupo cumpriu essa programação na segunda-feira (14). 

A festa tem missa neste sábado e procissão à tarde, quando centenas de fiéis vão acompanhar a cerimônia do Encontro das Canoas, o ápice da festa. A roupa branca utilizada pelos membros da irmandade simboliza que a missão foi cumprida. Às margens do Rio Tietê se transformam em uma verdadeira plateia. Quem chega atrasado não consegue assistir a este momento que inspira e emociona a todos. Os fogos de artifício no céu simbolizam o Pentecostes, a vinda do Espírito Santo. Os remos movem as águas impulsionando as canoas com a mesma força que batem os corações dos fiéis.

Cerca de 120 integrantes da Irmandade Divino desembarcam das canoas e seguem para o cortejo dos Amortalhados. Devotos se deitam no chão, cobertos com lençol branco, e os irmãos pulam, um a um, pedindo que o Divino abençoe.

Deitar-se aos pés do Divino simboliza um ato de fé e devoção. Neste momento de entrega é possível ver mães com seus filhos no peito, famílias se abraçando, idosos e até crianças, que envoltos pelo pano branco se emocionam, choram, rezam, e agradecem pelas graças alcançadas.

A capela da ponte, como era chamada a cidade de Anhembi, tem sua tradição de fé que ainda se mantém viva. A festa remonta à primeira metade do século 19, quando pestes dizimavam populações ribeirinhas. A fé no Divino Espírito Santo teria protegido das doenças as famílias devotas, dando início à celebração que resultou na criação da Irmandade do Divino.

 
 
 
Acompanhe nossas Redes Sociais
Localização
Praça: Prefeito Ismael Morato do Amaral, n° 67
CEP: 18620-000
Atendimento
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 8 h as 11:30 h e das 13 h as 17:30 h.
Contato
Telefone: (14) 3884-9020 Email: prefeitura@anhembi.sp.gov.br
Newsletter
Receba os informativos da Prefeitura. Cadastre seu e-mail.
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia